Laje Nervurada

Com o intuito de se obter uma estrutura rígida economizando em material, surgiu a laje nervurada. Este tipo de laje teve origem há milhares de anos, sendo seu uso bastante popular ainda nos dias de hoje. Segundo a NBR 6118: 2003, lajes nervuradas são “lajes moldadas no local ou com nervuras pré-moldadas, cuja zona de tração é constituída por nervuras entre as quais pode ser colocado material inerte”. Em termos mais simples, este tipo de laje é composto por um agrupamento de vigas cruzadas interligadas por uma mesa ou capa de compressão. Por ter tração devido à mesa (ou capa) de compressão, este tipo de estrutura elimina o concreto nesta região. Isto a torna mais econômica e de simples execução.

A laje nervurada é utilizada no Brasil desde as primeiras construções e é hoje, um dos tipos mais populares de estrutura entre as construtoras. No início, para se obter este tipo de estrutura, era necessária a utilização de fôrmas de madeiras para fazer o molde da laje. Posteriormente, começaram a ser utilizados inertes e fôrmas de fibra de vidro.

Devido a sua altura, maior que a da laje maciça, a laje nervurada é mais econômica, pois reduz o uso de ferragem.

Existem três tipos de lajes nervuradas. São elas:

  • Lajes nervuradas com capitéis e vigas-faixa
  • Laje moldada no local
  • Laje com nervuras pré-moldadas

Uma grande vantagem de utilizar a laje nervurada é que seus moldes podem ser alugados e reutilizados. Outra vantagem é que, com menor utilização de concreto devido à estrutura de tração, a estrutura é menos nociva ao meio ambiente.

Este tipo de estrutura deve ser utilizado quando há a necessidade de se obter industrialização, com redução de perdas, aumento de produtividade e fácil execução. Além disso, este tipo de laje racionaliza a construção, permitindo mais economia.