Lajes protendidas mistas

Dentre as tecnologias disponíveis para se executar um projeto de laje, temos a laje protendida. A laje protendida é uma estrutura que permite maior construção de vãos livres em uma obra. Dentro desta especificação, temos a laje protendida mista, também muito utilizada em grandes construções. A laje protendida mista tem sua estrutura composta por vigotas, materiais de enchimento e uma capa de concreto. As vigotas são vigas protendidas pré-moldadas. Estas vigas são distribuídas, ao longo da estrutura, de maneira uniforme e o espaço que sobra entre elas é preenchido por materiais como cerâmica, isopor ou concreto.

A laje protendida mista possui funcionamento semelhante ao de uma laje comum em direção e durante a estruturação da laje é feito um procedimento chamado de concretagem. A concretagem, como o próprio nome sugere, é o preenchimento de uma estrutura com a mistura de concreto. As vigotas, ou vigas protendidas pré-moldadas como também são chamadas, são obtidas por um sistema conhecido como “sistema de pré-tração”. Este sistema permite que sejam utilizados apoios da estrutura para estirar a estrutura de protensão, antes de ser realizada a concretagem. Estes apoios (blocos), serão as estruturas onde os cabos irão se apoiar para que seja realizada a concretagem. Após o concreto chegar no nível de resistência esperado para a finalização da estrutura, os cabos são desconectados dos blocos.

O processo de produção das vigotas é muito importante, pois é ele quem irá garantir que a laje protendida estruturada sem problemas. Além disso, dois pontos devem ter total atenção ao se erguer uma laje protendida mista. O primeiro deles é a resistência do concreto antes de se desligar os cabos. O segundo deles é verificar se a tração e a compressão são suficientes a fim de suportar este desligamento sem o surgimento de fissuras. Dentre os cuidados que devem ser tomados para se construir uma laje protendida mista está a utilização de aço RB, pois ele combate as perdas que podem ocorrer durante a obra.