Pilares mistos

Pilar misto é uma estrutura que combina aço e concreto. Existem, entre os pilares mistos, três tipos de estruturas:

  • Pilares mistos preenchidos;
  • Pilares mistos revestidos;
  • Pilares mistos parcialmente revestidos.

O uso destes dois elementos (aço e concreto) na estrutura do pilar é importante devido à sua robustez. Isto possibilita maior resistência ao se movimentar os pilares horizontalmente. Além disso, eles se tornam mais maleáveis se comparados aos pilares comuns, feitos apenas de concreto armado.

O pilar misto preenchido não necessita de fôrmas e isto é uma vantagem significativa uma vez que reduz o custo da obra. Eles são elementos estruturais compostos de perfis tubulares e concreto. São chamados preenchidos pois parte do pilar é preenchido com concreto. O pilar parcialmente revestido, possui estrutura semelhante com a pequena diferença de não ter toda a estrutura ao redor do aço preenchida pelo concreto.

Já o pilar misto revestido tem o aço completamente envolto pelo concreto. A principal desvantagem deste último é a utilização de fôrmas, o que torna a execução mais complexa, mas não menos eficiente. Dentre as vantagens deste tipo de estrutura podemos citar a proteção aos elementos de aço uma vez que estão revestidos completamente pelo concreto ao redor. Isto faz com que sejam mais resistentes tanto no quesito força quanto à exposição de fogo. Além disso, a estrutura de aço sofre menos ação da natureza, ficando menos vulnerável à corrosão.

Dentre as vantagens da utilização de Pilares Mistos podemos destacar:

  • Ligações simples;
  • Economia;
  • Pré-produção;
  • Grande capacidade de carga;
  • Resistência ao fogo (pilares totalmente revestidos);
  • Pequena seção transversal;
  • Poucos problemas com encurvadura local.

Outras vantagens que podemos citar é que os perfis, além de poderem ser utilizados como estrutura para a edificação, podem servir na fase construtiva.

Com a utilização de pilares mistos é possível construir melhores pilares, esteticamente falando, o que garante uma maior liberdade aos arquitetos. Além da parte estética, este tipo de estrutura garante maior precisão de dimensão da obra, o que reduz ainda mais os custos por evitar custos futuros de correção.

Há dois métodos de cálculo para os pilares mistos. O primeiro deles é o modo geral, que inclui elementos da seção transversão não uniforme (ou assimétrica) ao longo do comprimento do pilar. Já a segunda maneira é o método simplificado, que serve para elementos duplamente simétricos e uniforme ao longo do comprimento da estrutura.