Pilar misto é uma estrutura que combina aço e concreto. Existem, entre os pilares mistos, três tipos de estruturas:
- Pilares mistos preenchidos;
- Pilares mistos revestidos;
- Pilares mistos parcialmente revestidos.
O uso destes dois elementos (aço e concreto) na estrutura do pilar é importante devido à sua robustez. Isto possibilita maior resistência ao se movimentar os pilares horizontalmente. Além disso, eles se tornam mais maleáveis se comparados aos pilares comuns, feitos apenas de concreto armado.
O pilar misto preenchido não necessita de fôrmas e isto é uma vantagem significativa uma vez que reduz o custo da obra. Eles são elementos estruturais compostos de perfis tubulares e concreto. São chamados preenchidos pois parte do pilar é preenchido com concreto. O pilar parcialmente revestido, possui estrutura semelhante com a pequena diferença de não ter toda a estrutura ao redor do aço preenchida pelo concreto.
Já o pilar misto revestido tem o aço completamente envolto pelo concreto. A principal desvantagem deste último é a utilização de fôrmas, o que torna a execução mais complexa, mas não menos eficiente. Dentre as vantagens deste tipo de estrutura podemos citar a proteção aos elementos de aço uma vez que estão revestidos completamente pelo concreto ao redor. Isto faz com que sejam mais resistentes tanto no quesito força quanto à exposição de fogo. Além disso, a estrutura de aço sofre menos ação da natureza, ficando menos vulnerável à corrosão.
Dentre as vantagens da utilização de Pilares Mistos podemos destacar:
- Ligações simples;
- Economia;
- Pré-produção;
- Grande capacidade de carga;
- Resistência ao fogo (pilares totalmente revestidos);
- Pequena seção transversal;
- Poucos problemas com encurvadura local.
Outras vantagens que podemos citar é que os perfis, além de poderem ser utilizados como estrutura para a edificação, podem servir na fase construtiva.
Com a utilização de pilares mistos é possível construir melhores pilares, esteticamente falando, o que garante uma maior liberdade aos arquitetos. Além da parte estética, este tipo de estrutura garante maior precisão de dimensão da obra, o que reduz ainda mais os custos por evitar custos futuros de correção.
Há dois métodos de cálculo para os pilares mistos. O primeiro deles é o modo geral, que inclui elementos da seção transversão não uniforme (ou assimétrica) ao longo do comprimento do pilar. Já a segunda maneira é o método simplificado, que serve para elementos duplamente simétricos e uniforme ao longo do comprimento da estrutura.