Lajes protendidas

A laje protendida, muito utilizada em grandes construções, é o tipo de tecnologia que permite maior aparecimento de vãos livres em uma obra. Quando o projeto de engenharia opta por utilizar a protensão ao construir a laje, possibilita que seja utilizada uma menor quantidade de vigas na estrutura. Além disso, a laje protendida suporta maior quantidade de carga, diferente de outros tipos de lajes conhecidas no mercado. O termo que pode ser utilizado para explicar é “equilíbrio”. Com a tecnologia de laje protendida, o concreto executa a maior parte do “trabalho” e as cargas se equilibram entre si.

Por permitir menos vigas em sua estrutura, a laje protendida é ideal para construção de casas de festa, escolas, aeroportos, áreas de lazer, entre outras. Uma vantagem significativa de se optar por este tipo de tecnologia em sua obra é o peso da estrutura, que é reduzido. Outro ponto é a rapidez na execução da obra em comparação às construções que utilizam outros tipos de tecnologia. A velocidade da construção causa, consequentemente, menos fissuras durante a obra, o que ocasiona menos gastos durante o projeto.

A estrutura básica deste tipo de laje se baseia em duas etapas principais. A primeira delas, é o posicionamento dos cabos no espaço onde será construída a laje, seguindo o projeto inicial. Já na segunda fase, é feita (através de um macaco hidráulico) a protensão dos cabos. Esta etapa costuma ser realizada três ou quatro dias após a primeira. Por se tratar de uma estrutura ampla, sem a utilização de muitas vigas, o projeto exige bastante cuidado para ser executado. Segundo as normas da ABNT, para que a laje protendida possa ser construída, é necessário que o concreto tenha um mínimo de 25MPa de resistência. Esta estrutura é indicada para vãos que tenham a distância de 5m a 15m entre os pilares, muito indicado para a construção de prédios residenciais, comerciais e hospitais.